sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

IRAUÇUBA: CONFIRA A SÍNTESE DA ULTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL



A Câmara Municipal de Irauçuba realizou na noite dessa sexta-feira, 06 de dezembro de 2013, mais duas Sessões Plenárias, na Sessão Ordinária, a penúltima do ano, além do Expediente (fala dos Vereadores) foi aprovado um Requerimento do Vereador Gaynet Batista e aprestada a prestação de contas da Secretaria de Saúde do Município, através da titular da pasta, a Secretária Neirivânia Taboza. Na Sessão Extraordinária foram aprovados dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo, o primeiro, de número 67/2013, autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional ao vigente orçamento no valor de R$ 7.000, 00 (sete mil reais), com objetivo de dar continuidade às ações de governo na área da Previdência Municipal e o segundo, de número 68/2013, autoriza o Poder Executivo a promover a doação de fardamento escolar a todos os alunos da rede pública de ensino infantil e fundamental I e II no âmbito do município.
No Expediente o Vereador Elis Roberto prestou homenagem a Nelson Mandela, o grande cidadão do mundo, que morreu na quinta-feira, 05. Cobrou uma solução imediata para a falta d’água no município, inclusive colocando-se à disposição para fortalecer um movimento mais pontiagudo. Aproveitou a oportunidade que a Secretária de Saúde estava na Câmara e solicitou a contratação de um Urologista para atender no município a partir do início de 2014. Elis Roberto finalizou comentando sobre as últimas ações do governo municipal, dentre as quais a inauguração de uma quadra esportiva na Escola de Cachoeira, Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Escola de Campinas, entrega oficial de 18 casas populares da Sede do município (Programa Minha Casa minha Vida), Ordem de Serviço para reforma do CEFEJA e sobre a festa de inauguração da Padaria Comunitária do Distrito de Boa Vista do Caxitoré. Elis Roberto festejou a liberação de recursos para melhorar a estrutura física do Hospital Municipal e para aquisição de equipamentos. Comunicou também a liberação de recursos para cobrir a quadra da escola municipal do Distrito do Coité e para construção do Ginásio Coberto da Localidade de Fumo.
Elis encerrou sua fala lamentando que algumas pessoas do município estejam anunciando a realização de uma grande festa, num momento em que todo irauçubense clama por água e, aproveitou a oportunidade para comunicar, como líder do governo municipal na Casa Legislativa, que o FEST-REDE não será realizado nesse ano em razão do Estado de Emergência que o município se encontra, por conta da seca.
Valderina Fernandes denuncia o ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA que enfrenta a população do Distrito do Juá e, alertou às autoridades que a população já está se desesperando. Lamenta também que algumas lideranças políticas do município estejam trabalhando para realizar festa enquanto o povo está pedindo água. Disse ter ficado intrigada quando abordou um técnico do governo do estado, por nome Danilo Serpa, pedindo agilidade na perfuração de um poço profundo e o mesmo havia lhe indagado sobre com quem ela votava, dizendo inclusive que se a vereadora votasse com o deputado Zezinho Albuquerque a obra sairia mais rápido.
Cléia Caetano reclamou duramente do Secretário de Infraestrutura, Jander Lima, que, segundo a Vereadora, esta fazendo corpo mole e ainda não mandou ligar a energia do poço do Coité, onde o povo passa privações por falta d’água. Parabenizou o prefeito Zé Mota pelo desempenho à frente da gestão municipal e, de modo especial, destacou o trabalho do Secretário Roger Mesquita e da Chefe de Gabinete, Erilene Mota, reconhecendo o excelente trabalho dos dois, frisando que os mesmos foram decisivos quanto à entrega das Casas Populares. Sobre o “Pprotesto da água” a Vereadora disse que sempre se posicionou a favor, ressaltando ser está a única maneira de chamar a atenção das autoridades para com o sofrimento do povo Irauçubense. A Vereadora disse ter votado no governador Cid Gomes e que pretende dar continuidade, mas, que é estritamente necessário uma providencia mais efetiva e, que essa manifestação deve ser feita de imediato, conclamando inclusive as lideranças sindicais, politicas e comunitárias para uma reunião de organização do evento.
O Vereador Elto Lira chamou a atenção para a gravidade da falta d’água no Bairro Terrenos Novos, no Distrito do Juá. Solicitou à Secretaria de Saúde, que estava presente à Sessão, mais um transporte para atender a comunidade do Juá. Cobra providências por parte do Secretário Caetano ou do Secretário Jander Lima para ligar energia do poço da Localidade de Boqueirão, acrescentando inclusive que este pedido vem sendo feito desde fevereiro de 2013. Valderina Fernandes reforça o discurso dos colegas Elto e Cleia sobre o descaso do Secretário Jander com relação a essas pequenas providências.
O Vereador Carlos Gaynet Batista Rodrigues debutou na Tribuna da Casa defendendo aprovação de Requerimento de sua autoria onde solicita reforma no Centro de Zoonoses, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido naquele Centro, de modo especial o criatório de peixes para controle da dengue, que, segundo destacou o parlamentar, vem despertando interesse de vários municípios da região. Vale ressaltar que o mencionado Requerimento foi aprovado por unanimidade. Gaynet aproveitou a oportunidade para endossar o comentário da colega Cléia Caetano, que fez referencia a determinados gestores que estariam “no faz de conta” e atrapalhando a gestão municipal. Gaynet disse, para encerrar, que “Quem não pode com o pote não pega na rodia”, sendo aplaudido por todos os colegas e pela galeria.
Fonte: Radio Guanaces AM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário