Foi encerrado neste sábado, 24/09, os festejos em comemoração ao dia de Nossa Senhora das Mercês, padroeira de Itapipoca. A festa em homenagem a santa padroeira da comunidade teve inicio dia 15 deste mês, com tema, Igreja: Comunidade de iniciação a vida cristã.
Durante todas as noites teve novena e a santa missa. A procissão com milhares de fiéis foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei Antônio Roberto Cavuto e passou pelas principais ruas de Itapipoca.“A avaliação foi muito positiva do que aconteceu durante as nossas festividades,” disse o vigário da paroquia de N. Sa. das Mercês, Padre Farias ". “Queremos continuar com os trabalhos comunitários e continuar com as equipes de trabalho para que todos sejam beneficiados, assim poderemos trabalhar em conjunto ao lado de Jesus e de Maria," disse.
Como tudo começou A Padroeira de Itapipoca é N.Sa. das Mercês e o seu dia comemorativo é 24 de setembro, graças ao Português de nome Jerônimo de Freitas Guimarães, fundador do Sítio São José, primeira povoação do Município de Itapipoca, muito religioso e devoto dessa Santa, construiu a primeira Igreja nesse mesmo Sítio em l772 e mandou construir uma imagem em Portugal de N.Sa. das Mercês, como pagamento enviou para a Côrte em Lisbôa, um escravo no valor de um conto de réis e mais duzentos mil réis em espécie, fruto de ofertas feitas pelos moradores. Com a chegada da imagem que tinha uma coroa de ouro na cabeça e ainda por uma graça alcançada na cura de sua mulher que se encontrava enferma, Jerônimo fez uma doação de meia légua de terra em quadra ao redor da Igreja a Nossa Senhora, com a invocação das Mercês que passou a ser a Padroeira de Itapipoca, mais tarde a Igreja em Olinda ratificou esse evento, que coincidentemente tem a mesma data de aniversário do primeiro Posto Espiritual de Itapipoca, ou seja, 24 de setembro de l736. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário